Psoríase

Loading Likes...
Você sabe o que é psoríase?

Psoríase é uma doença crônica da pele decorrente de um processo inflamatório da mesma. A psoríase não é contagiosa e os seus sintomas são cíclicos, ou seja, aparecem e desaparecem periodicamente.

A origem da psoríase parece ter origem nos linfócitos T, que são células de defesa do organismo. Os linfócitos libertam substâncias inflamatórias que produzem respostas imunológicas, com dilatação dos vasos sanguíneos e consequente infiltração de outras células de defesa na pele.

Com a resposta imunológica, as células da pele são atacadas e, consequentemente, a produção delas aumenta. A rapidez na produção de novas células gera as escamas. Esse ciclo de maturação mais curto das células dificulta a eliminação tanto das células mortas como das mais jovens, formando então as manchas descamativas e espessas na pele.

Quais são os sintomas da psoríase?

A psoríase caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas na pele, sobretudo nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Os sinais podem se manifestar também nas unhas, palmas das mãos, plantas dos pés ou ainda em toda a superfície do corpo.

Outros sintomas da psoríase incluem ainda pele ressecada e rachada, coceira, dor, queimação, unhas grossas, descoladas e com sulcos. A doença pode afetar também as articulações, causando inchaço, dor e rigidez articular.

Os sintomas da psoríase variam conforme o tipo de doença. Nos casos mais leves, as manifestações podem causar apenas desconforto, enquanto que nos casos mais graves a dor e as alterações podem trazer prejuízos significativos na qualidade de vida e autoestima do paciente.

 Quais são as causas da psoríase?

A psoríase tem causa desconhecida, mas sabe-se que a doença pode estar relacionada com fatores genéticos, sistema imunológico e interações com o meio ambiente. Em muitos casos, a doença é desencadeada por estresse emocional, atrito da pele ou ainda processos infecciosos.

Psoríase tem cura?

A psoríase não tem cura, mas existem diversas opções de tratamento que ajudam a controlar a doença e melhorar a qualidade de vida do paciente. Medicamentos de uso tópico (creme, gel, pomada), oral ou injetável, além de fototerapia, são alguns dos métodos terapêuticos disponíveis.

Saiba mais em: A psoríase tem cura? Qual o tratamento?

O diagnóstico e o tratamento da psoríase deve ser feito por um médico dermatologista.

 

Fonte: https://medicoresponde.com.br/o-que-e-psoriase/