Socioambiental

Amazônia

Pulmão verde do mundo

Loading Likes...

Amazônia é vital para a estabilidade do clima no mundo

O fato de ser considerada o pulmão verde do mundo já dá ideia da importância da Amazônia para a sobrevivência humana. Não se trata de uma questão ideológica, a preservação da Amazônia garante a diversidade que é vital para o mundo.

A floresta está distribuída entre Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Brasil. A parte brasileira é a maior e impressiona pelo tamanho. São mais de 5 milhões de metros quadrados. Se fosse um país, a Amazônia seria o sexto maior do mundo em território.

Ela ocupa 59% do território do Brasil, passando por Acre, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Tocantins e Amazonas. O verde responde por 67% de todas as florestas tropicais do planeta Terra.

Os benefícios são imensuráveis. Uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, tem capacidade de bombear mais de 300 litros de água para atmosfera.

A umidade que parte da chamada Bacia Amazônica atinge e regula o clima de países como a Argentina e Uruguai, distantes 3.887 km e 3.298 km, respectivamente. Para se ter ideia, a distância entre Inglaterra e Grécia é de 3.100 km.

Por isso, a floresta amazônica é fundamental para impedir o avanço do aquecimento global. Seus rios respondem por quase um quinto da água doce que deságua nos oceanos.

Desmatamento

Pesquisadores são enfáticos ao alertarem sobre os efeitos do desmatamento, que atinge níveis recordes desde o início de 2019. À EBC, Carlos Nobre – pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, fez um alerta. “Se passarmos de 20 a 25% de desmatamento, a Amazônia corre risco de se tornar uma savana degradada”.

Desde que assumiu o poder executivo, o governo de Jair Bolsonaro praticamente extinguiu o Fundo Amazônia e responde pelo maior desmatamento em sete anos. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). São, entre janeiro e agosto, 72.843 pontos mapeados. Ou, 83% mais do que no mesmo período do ano passado.

O descontrole e os crimes ambientais atingiram repercussão mundial. Ardendo em chamas, a floresta amazônica estampa as capas dos principais jornais do planeta. Com isso, o país corre risco de sofrer sanções de nações europeias.

Além disso, uma petição no site Change.org bateu todos os recordes ao atingir a marca histórica de 4 milhões de assinaturas.

Depois de acusar, sem provas, ONGs de atearem fogo deliberadamente na Amazônia, Jair Bolsonaro retoma plano de erguer hidrelétricas na região. O projeto, veio à tona depois da divulgação do pacote de privatizações. A ideia é instalar as hidrelétricas de Bem Querer, em Roraima, e Tabajara, em Rondônia.

 

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Fechar