FitoterapiaSaúde Mental

Estresse, ansiedade e insônia

A ação sinérgica de duas plantas com propriedades sedativas, seguras, que causam raros eventos adversos faz deste fitomedicamento uma alternativa eficaz para o tratamento de distúrbios leves.

Loading Likes...

Associação de Valeriana officinalis L.e Melissa officinalis L. potencializa resultados

Nos últimos anos a incidência de transtornos como estresse, ansiedade e insônia aumentou significativamente em escala mundial. O tratamento não-adequado destes estados psíquicos pode causar sérias complicações ao organismo e prejuízos à qualidade de vida das pessoas. E é neste contexto que o uso de medicações fitoterápicas, quando bem indicadas, tem trazido bons resultados, especialmente para os pacientes com boa resposta clínica.

Entre os extratos mais eficazes para o tratamento de ansiedade, estresse e distúrbios do sono está o da Valeriana officinalis L., uma planta, vinda da Europa e da Ásia, que apresenta efeito sedativo hipnótico leve, com rara ocorrência de efeitos adversos.

“A Valeriana officinalis L. vem sendo utilizada pela humanidade há dois séculos. Seu mecanismo de ação é complexo e envolve várias hipóteses. A planta atua no receptor GABA (mesmo em que atuam a maioria dos sedativos hipnóticos e alguns ansiolíticos), envolvendo também o sistema da adenosina e o da melatonina, que são neurotransmissores ligados ao início do sono”, informa a Dra. Dalva Poyares, neurologista e professora da Disciplina do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo a especialista, o uso do extrato seco da Valeriana officinalis L. é o mais adequado para a preparação do fitomedicamento, sendo o ácido valerênico o princípio ativo mais eficaz para a ocorrência da ação sedativa.

Outra planta diretamente ligada ao efeito sedativo e tranquilizante é a Melissa officinalis L., popularmente conhecida como erva-cidreira verdadeira, que pertence à família das labiadas. Embora tenha sido menos estudada que a valeriana, a melissa também é utilizada há vários anos para acalmar as pessoas e o efeitosedativo do extrato hidroalcoólico (10%) liofilizado já foi demonstrado por estudos feitos com ratos.

Para potencializar os efeitos benéficos e aumentar as chances de sucesso terapêutico foi desenvolvido um fitomedicamento que associa sinergicamente os extratos de Valeriana officinalis L. e de Melissa officinalis L. A combinação (120mg de extrato seco de raiz de Valeriana officinalis e 80mg de extrato seco de folha de Melissa officinalis), rica em glutamina, é absorvida na fenda sináptica e metabolizada no receptor GABA, promovendo a melhora da qualidade de vida principalmente em portadores de distúrbio de ansiedade leve e distúrbio do sono leve.

“Esta associação de extratos de Valeriana officinalis L. e Melissa officinalis L. é segura, apresenta poucos efeitos adversos e potencializa o efeito tranqilizante. É uma boa alternativa para o tratamento de ansiedade leve e distúrbio do sono leve. Tenho uma boa experiência com este fitomedicamento e para conseguir o efeito desejado geralmente prescrevo dois comprimidos juntos”, declara a Dra. Dalva.

De acordo com a neurologista, a aceitação dos pacientes em relação à associação dos extratos citados é boa, o que facilita a adesão ao tratamento e potencializa os resultados terapêuticos, porém em casos leves.

 

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.