CausadoresEstou Causando

Empresário asiático “causa” com doação de bicicletas a crianças carentes em idade escolar

10 mil bicicletas foram compradas de uma produção que estava parada pela falência da empresa e iriam para o lixo, para serem doadas à crianças das vilas próximas a Mianmar, na Ásia.

Loading Likes...

Causando em atitudes que impactam toda a comunidade

O empresário Mike Than Tun Win se sensibilizou ao descobrir que milhares de bicicletas novinhas, recém-fabricadas, iriam para o lixo devido ao processo de falência e fechamento de uma fábrica em Mianmar, na Ásia.

Mike decidiu intervir e comprou toda a produção que estava parada no pátio da fábrica, doando cerca de 10 mil bicicletas para crianças carentes espalhadas por todo o país. O empreendedor pensou em todas as crianças das vilas próximas que caminham, por horas, para chegar à escola. Foi aí que surgiu a ideia de comprar e doar as bikes, para facilitar o acesso destas crianças em seus estudos.

“É comum ver filas e filas de estudantes caminhando longas distâncias de casa para a escola em aldeias rurais”, disse Mike numa entrevista.

“Alguns alunos das aldeias rurais chegam a caminhar por horas de casa para a escola e as famílias dificilmente podem pagar o transporte, seja bicicleta, motocicleta ou ônibus escolar.”

Mike conta que não foi nada fácil passar pela burocracia e conseguir o reconhecimento pela propriedade das bicicletas, que estavam sob jurisdição de Cingapura. Para facilitar o processo, ele abriu uma organização sem fins lucrativos, a LessWalk, para que pudesse comprar toda a linha de produção. Foram dois meses de entraves, e negociações, que acabaram resultando em bicicletas novas, ao invés das sucatas que estava tentando adquirir. “A iniciativa foi melhor do que o esperado, já que eu estava tentando comprar bicicletas usadas de cemitérios de reciclagem, mas consegui obter bicicletas 100% novas a um preço muito bom!”, Win comenta entusiasmado.

A LessWalk tem recebido doações e patrocínios externos para que continue a adquirir mais bicicletas e possa expandir em outras aldeias carentes.  Mike Win afirma ter recebido US$ 400 mil (R$ 1,6 milhão) em doações, cerca de 25% do dinheiro investido – os outros 75% vieram do seu próprio bolso. “Todas as bicicletas são gratuitas para os estudantes que vivem abaixo da linha da pobreza em Mianmar e precisam andar 2 quilômetros até a escola”, acrescentou.

Para a distribuição, Mike contatou instituições filantrópicas e organizações governamentais, a fim de realizar a entrega adequadamente nas aldeias. Atualmente ele continua dialogando com instituições filantrópicas e organizações governamentais para dar continuidade ao projeto.

Fonte: SNB
Foto: Arquivo LessWalk

 

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Fechar