CardioColunistaSaúde

Doença Cardiovascular

O café da manhã pode também salvar vidas

Loading Likes...

Abandonar ou pular o café da manhã pode aumentar o risco de morte por doença cardiovascular

Abandonar ou pular o café da manhã é um hábito comum, mas um estudo divulgado e publicado pelo American College of Cardiology, afirma que o café da manhã pode também salvar vidas. Pular a primeira refeição do dia está associado a um maior risco de morte por doenças cardiovasculares, afirmam os pesquisadores.

Os autores investigaram a associação entre o hábito de pular o café da manhã e o risco de mortalidade cardiovascular (CV) e por todas as causas, em um estudo prospectivo, incluindo uma amostra populacional de adultos entre 40 e 75 anos de idade.

A frequência do café da manhã foi relatada em entrevistas domiciliares. A mortalidade estabelecida pelos registros oficiais. As associações estimadas por análise estatísticas. Entre os 6.550 participantes, média de idade de 53 anos, 48% homens, 5,1% nunca consumiam café da manhã, 10,9% raramente consumiam café da manhã, 25% consumiam café da manhã em alguns dias e 59% consumiam café da manhã todo dia.

Durante 112.148 pessoas/anos de seguimento, 2.318 morte ocorreram, incluindo 619 mortes por doença CV. Após ajustes para idade, sexo, raça, condição socioeconômica, dieta, IMC e fatores de risco CV, os participantes que nunca consumiam café da manhã, comparados aos que consumiam todos os dias, apresentaram HR 1,87 (IC 95%:1,14-3,04) para mortalidade CV e HR 1,19 (IC 95%:0,99-1,42) para mortes por todas as causas.

Os autores concluíram, que em uma coorte representativa populacional, com seguimento entre 17 e 23 anos, abandonar o café da manhã se associou com significativo aumento no risco de morte CV e por todas as causas. O estudo suporta os benefícios de se tomar café da manhã na promoção da saúde CV.
Referência: Rong S et al. Association of Skipping Breakfast With Cardiovascular and All-Cause Mortality. JACC 2019;73(16):DOI: 10.1016/j.jacc.2019.01.065.

Dr. Sergio Timerman

Dr. Sergio Timerman - CRM 44351 Especialista na área de Clinica Médica, Cardiologia, Terapia Intensiva e Emergências Médicas . Palestrante e Autor de diversas publicações médicas. Graduado em Medicina, pela Faculdade de Medicina do ABC. Residência Médica pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Dr. Sergio Timerman atende na Clínica Timerman em Higienópolis, São Paulo. Diretor do Centro de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares e do Time de Resposta Rápida, do Instituto do Coração (InCor) do HC FMUSP. Diretor e Consultor Médico em diversas empresas nacionais e internacionais, dentre elas, Companhia Aérea American Airlines, Escola de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi e Instituto Cultural Mauricio de Sousa. Atua no ensino de graduação e no treinamento de profissionais de saúde, além do ensino em emergência, sendo o introdutor no Brasil dos Cursos ACLS, BLS, PALS. Também está a frente dos projetos EMERGE no Brasil. Fundador do CLAR - Comitê Latino Americano de Ressuscitação ; e um dos Fundadores do ILCOR. Ex-Presidente da Fundação Interamericana do Coração. Coordenador de diversas Diretrizes Brasileiras de Emergências Cardiovasculares e Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência. Enólogo, Apreciador da mais variada Gastronomia, e membro do mais exclusivo clube de viajantes do mundo - Concierge Key. Humanista de carteirinha, está sempre pronto a salvar vidas, como sempre diz: ”Tempo é Vida” - Solidário na ação de profissionais que vão ás ruas dar assistência voluntária a população carente, os sem-teto, Dr. Timerman, integra como colunista Ëu causo em Cardiologia ”

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.