ColunistaPapo RápidoSaúde

Assistente Social

Amor e Dedicação à serviço da Vida

Loading Likes...

Dia 15 de Maio – Dia do Assistente Social

O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:
·        Redes de serviços sociais do governo
·        Hospitais
·        Escolas/creches
·        Centros de convivência
·        Administrações municipais, estaduais e federais
·        Serviços de proteção judiciária
·        Conselhos de direitos e de gestão
·        Movimentos sociais

A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais. Regularmente são realizados concursos para assistente social para o preenchimento de vagas de emprego em administrações públicas.

Amor e Dedicação à Serviço da Vida

Assistente Social não sai, realiza visita institucional.
Não faz fofoca, realiza mobilização.
Não conversa em vão, realiza atendimento social.
Não escreve cartas, escreve encaminhamentos.
Assistente Social não se senta para tomar cerveja, senta para reunião de equipe.
Não vai à casa de amigos, realiza visita domiciliar.
Assistente Social não separa brigas, realiza mediação de conflitos.
Assistente Social não liga, faz contato institucional.
Não dá, ou doa nada, concede beneficios.
Assistente Social não sufoca ninguem, realiza supervisão de serviço.
Não dorme, fica acamado por pouco tempo.
Assistente Social não monta panelinhas, supervisiona grupos.
Não tem pré-conceitos, faz diagnóstico social.
Assistente Social não se situa no espaço, faz diagnóstico sócio-espacial.
Não pratica socialização entre áreas, realiza intersetorialidade.

Poema de Janaina Marques

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Fechar