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6 erros que comprometem o controle

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Diabetes: 6 erros que comprometem o controle

A vida é feita de escolhas, e quando se tem diabetes, devemos ter uma vigilância constante para manter o seu nível de glicose no sangue sob controle. Manter-se saudável também significa reconhecer algumas armadilhas comuns, muitas das quais são frutos de maus hábitos adquiridos ao longo de muitos anos. Confira abaixo 6 erros que você deve evitar:

Erro #1: Não ter o controle de sua condição em suas mãos

Você é o único responsável, por isto o seu trabalho é monitorar sua dieta,  sua atividade física e tomar a sua medicação no horário prescrito pelo seu médico.

Entender como funciona o diabetes irá ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre como monitorá-lo e gerenciá-lo.

Participar de grupos de apoio é muito importante para se ter informações essenciais, além de ser um lugar que te permite conhecer e conversar com outras  pessoas que têm os mesmos desafios diários que os seus.

Erro #2: Esperar muito resultado em pouco tempo

Um dos maiores obstáculos em controlar o açúcar no sangue está em aderir novos hábitos alimentares e de atividade física para longo prazo.

A maioria das pessoas que receberam um diagnóstico de Diabetes Tipo 2, esperam que algo mágico aconteça de imediato, ao adotar um novo estilo de vida. Mas se você levou uma ou duas décadas para chegar onde chegou com seu estilo de vida desregrado, acredite, vai demorar um tempo para que você alcance o resultado como, por exemplo, perder de 5 a 10% de seu peso inicial.

Esperar uma mudança brusca de imediato é um erro. Quando se trata de atividade física, dar pequenos passos é fundamental. Se você fizer mais do que você pode tolerar, você pode se machucar. Portanto, comece devagar e transforme isso em hábito.

Certifique-se de conversar com seu médico antes de iniciar um novo programa de atividade física, especialmente se você é sedentário. Ele vai te ajudar a definir metas realistas e planejar uma rotina segura e eficaz.

SAIBA MAIS: Exames para Detectar e Acompanhar o Diabetes

Erro #3: Você não está sozinho

Um erro que muitas pessoas cometem quando iniciam o tratamento para o controle do Diabetes, é tentar iniciar sem a ajuda e esconder sua condição de outras pessoas.

Conte com o apoio de sua família e seus amigos. Não hesite em pedir a um ente querido para ajudá-lo a manter a sua programação de medicação, uma dieta saudável ou até mesmo para manter sua rotina de atividade física.

As pessoas que te amam são sua maior torcida. Conte com elas!

Erro #4: Negligenciar outros problemas

Muitas pessoas estão passando por momentos de depressão e estresse , além de Diabetes.

Pessoas com Diabetes tem duas vezes mais probabilidade de ficarem deprimidas, e estima-se que 1 em cada 3 pessoas com diabetes tem sintomas de depressão. A letargia comum (depressão) pode ser tão desanimadora que você pode desistir de seus esforços para cuidar do seu diabetes. Só que isso pode acabar piorando, podendo também intensificar a sua depressão, criando um ciclo vicioso.

Depressão e estresse também podem ter efeitos negativos sobre os níveis de açúcar no sangue. Estresse constante pode aumentar os hormônios que dificultam a capacidade da insulina em desempenhar seu trabalho. Qualquer atitude sua para reduzir o stress irá melhorar o seu nível de açúcar no sangue.

A boa notícia: Atividade física ajuda a aliviar o stress, além de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Erro #5: Incompreensão e abusar de medicamentos

O maior erro é pensar que o poder dos medicamentos é maior que os efeitos da atividade física e uma refeição balanceada. Em muitos casos, o diabetes tipo 2 pode ser controlada por uma combinação de uma dieta e exercício físico regular e saudável, sem a necessidade de medicação. Mas para muitas pessoas, a medicação pode ser útil também.

Entre aqueles que fazem uso de medicações, é surpreendente como muitas pessoas esquecem algumas doses diárias.

Escuto muito também as pessoas falando que usam medicação e por isso podem se alimentar de maneira NÃO SAUDÁVEL. Pular ou esquecer uma de suas doses de medicamentos é uma maneira rápida de levar o seu  controle do nível de açúcar no sangue por água abaixo.

SAIBA MAIS: Neuropatia Diabética | Sinais, Sintomas e Tratamento

Erro #6: Fazer escolhas alimentares pobres

Quando se trata de alimentos e de Diabetes, o grande erro não é aquela barra de chocolate que você não pode resistir, mas hábitos alimentares pouco saudáveis persistentes, aquilo que você come de vez em quando é que tem um efeito pior sobre o seu nível de açúcar no sangue.

“O peixe morre pela boca” diz o ditado.

Tenha um diário de sua dieta para manter o controle do que você está comendo e bebendo, e sempre leia nos rótulos as informações nutricionais para que você saiba o que está no alimento escolhido.

Não se alimentar em horários regulares é outro erro comum. Arranje tempo para o café da manhã e coma refeições regulares durante o dia para que você não perca o controle e coma em excesso à noite.

Melhorando a Alimentação

A falta de informação sobre alimentação é um problema bastante sério e que incomoda muitas pessoas com diabetes. Por este motivo, eu escrevi o livro “Alimentação sem restrição”que vai te mostrar como ingerir comidas que adora e ainda assim manter os níveis de glicose controlados.

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E você, se identificou com alguns destes erros?

Mônica Lenzi

Sou Mônica Lenzi, farmacêutica (CRF-MG 8408) formada pela UFMG em 1988, e desde 2006 me dedico ao atendimento das pessoas com diabetes. Trabalho que se iniciou através da Farmácia Doce Vida | Especializada em Diabetes, da qual fui a fundadora. Durante estes anos de Doce Vida, me aprofundei em como melhorar a Qualidade de Vida das pessoas com Diabetes, através de estudos, cursos, participação em feiras e congressos específicos da área. Sou Educadora em Diabetes, qualificada pela SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes e IDF – International Diabetes Federation. Atuo como palestrante em empresas, eventos, escolas, webinários ao vivo e como colunista da revista Momento Diabetes, levando informação sobre diabetes à todas as pessoas que têm necessidades de conhecimento sobre o tema. Destaco, aqui, minha grande presença no mundo digital, pois possuo mais de 2,8 milhões de views no Youtube e, mensalmente, mais de 700 mil pessoas são impactadas por minhas publicações no Facebook, mais de 16 mil pessoas alcançadas no Instagram, 100 mil visualizações das postagens do Blog Diabetes & Você, do qual sou produtora e curadora de conteúdo e 15 mil assinantes de newsletter no e-mail. Quando escolhemos uma profissão na área de saúde, escolhemos cuidar de alguém, por isto EU CAUSO na vida de quem convive com diabetes.

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