PeleSaúde

Estética do Rejuvenescimento

A dica é procurar o dermatologista

Loading Likes...

Cuidados com a Pele

Pelo Dr. Carlos Eduardo R. Nishio, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)  

Nos últimos anos a procura por recursos estéticos tem aumentado significativamente no Brasil.

Entre as queixas mais frequentes estão as rugas, as manchas, a qualidade da pele e a queda de cabelos. As mulheres ainda são a maioria na busca pelo rejuvenescimento, especialmente após os 30 anos de idade. Os homens costumam se preocupar com aparência em uma idade mais avançada. Uma grata surpresa é notar que hoje as mulheres procuram cedo o dermatologista pensando em prevenção.

 A pele é um órgão que precisa de cuidados diários, tanto em termos estéticos quanto em termos de prevenção de doenças. Neste sentido, a primeira providência a ser tomada é o uso constante de fotoproteção, pois a radiação ultravioleta atua de maneira acumulativa na pele, causando envelhecimento acelerado e aumentando a predisposição a tumores malignos. Como o mercado de fotoprotetores se solidificou a partir da década de 90, pessoas com mais de 30 anos apresentam um dano maior a pele pela inexistência de tais produtos previamente.

 A indicação do fotoprotetor é tarefa do dermatologista. Hoje contamos com uma variedade imensa de produtos no mercado, e cabe ao médico, depois de uma avaliação clínica, optar pelo melhor produto para seu paciente, considerando a cosmética mais adequada, o tipo de pele e os resultados esperados. Além disso, a orientação para o uso correto desse produto também cabe ao médico. Explicar que o fotoprotetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, em quantidade generosa e que há necessidade de reaplicação após duas horas de uso ou depois de sair da água é muito importante, já que o uso dos filtros solares ainda não é feito de forma eficaz por boa parte da população brasileira.

 A prescrição de sabonetes específicos (para limpeza e controle de oleosidade da pele), cremes e loções hidratantes também faz parte da terapia diária para melhorar a pele e prevenir doenças. A escolha dos produtos a serem utilizados no tratamento depende da avaliação do tipo de pele de cada paciente, levando em conta fatores externos como clima, época do ano, frequência de banhos quentes, exposição solar etc.

Os sabonetes para uso tópico diário podem ser líquidos ou em barras. Ambos apresentam funções semelhantes, mas os sabonetes líquidos têm a vantagem de possuir um pH mais fisiológico e suas embalagens podem ser facilmente carregadas em bolsas, o que facilita o uso em ambientes fora de casa. Alguns sabonetes trazem funções associadas à higiene da pele, como o efeito antiinflamatório, calmante, antioxidante ou nutritivo, o que pode ajudar a recompor a barreira lipídica, especialmente no caso das peles secas, aumentando o equilíbrio cutâneo e a retenção de água na camada córnea.

Exame clínico dermatológico

 É importante ressaltar que apenas o dermatologista, após um exame clínico detalhado, pode prescrever os produtos a serem utilizados pelo paciente. A grande oferta do mercado acaba levando as pessoas a comprarem produtos que não são adequados ao seu tipo de pele, o que pode provocar consequências indesejadas e desperdício de dinheiro. Os produtos de uso médico podem até ser um pouco mais caros que os cosméticos comuns, mas têm um resultado terapêutico garantido para o paciente, se forem usados com orientação adequada.

 A indicação de cremes e loções hidratantes também depende de análise clínica prévia da pele do paciente. Entretanto, em épocas de inverno, em locais onde o clima é mais seco e os banhos quentes são rotina, a pele requer uma boa hidratação. Alguns produtos hidratantes já trazem em sua fórmula um fator de proteção solar, ajudando a evitar o excesso de exposição aos raios ultravioleta, reduzindo o risco do envelhecimento precoce.

É importante lembrar que o tratamento estético é feito a longo prazo. Depende da persistência do paciente, pois os resultados são melhores com o passar do tempo. E hoje, contamos com ferramentas que podem ser utilizadas como adjuvantes nos tratamentos estéticos, como os peelings e os procedimentos a laser, que têm a finalidade básica de remover a pele danificada, potencializando resultados na melhora da qualidade da pele e no processo de rejuvenescimento.

  

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Fechar