ColunistaDiabetes

Riscos do Diabetes sem Controle

O Diabetes, se não for controlado, pode te deixar em risco de desenvolver sérias complicações

Loading Likes...

Diabetes é doença silenciosa que pode incapacitar as pessoas em idade produtiva. Quando os níveis de glicose no sangue não estão sob controle, com o passar do tempo, complicações podem afetar quase todos os órgãos do seu corpo, você sabia?

  • Coração e vasos sanguíneos
  • Olhos
  • Rins
  • Nervos
  • Gengivas e dentes

Como o Diabetes afeta o meu coração e os vasos sanguíneos?

Doenças cardíaca e dos vasos sanguíneos são as maiores complicações que as pessoas com diabetes não controlada podem desenvolver. A maior parte das mortes relacionadas ao diabetes entre as pessoas com 65 anos ou mais estão relacionadas a doenças cardíacas, como AVC (acidente vascular cerebral). Diabetes também pode causar má circulação sanguínea nas pernas e pés (doença arterial periférica).

Os adultos com diabetes têm cerca de duas a quatro vezes mais chances de morrer por doença cardíaca do que aqueles que não tem. O risco de AVC é duas a quatro vezes maior.

Danos nos vasos sanguíneos ou lesão do nervo (neuropatia diabética) pode também levar a desenvolver problemas nos pés que podem levar a necessidade de amputações. Mais de 60% ​​das amputações de pernas e pés estão relacionadas a uma lesão devido ao diabetes mal controlado.

Muitos estudos mostram que o Diabetes controlado previne estas e outras complicações. 

Diabetes e os olhos

O diabetes é a principal causa de cegueira em adultos com idades entre 20-74. Ela pode causar uma série de problemas oculares, alguns dos quais podem levar à cegueira se não for tratada. Os distúrbios oculares incluem:

  • Glaucoma
  • Catarata
  • Retinopatia diabética

Estudos mostram que exames oftalmológicos regulares e tratamento oportuno de problemas oculares relacionadas ao diabetes pode prevenir até 90% dos casos de cegueira relacionada ao diabetes.

Doença renal e diabetes

Diabetes é a principal causa de insuficiência renal em adultos. Medicamentos que diminuem a pressão arterial (mesmo que você não sofra de hipertensão arterial) pode reduzir risco de insuficiência renal em 33% .

Diabetes e seus nervos

Com o passar do tempo, os altos níveis de açúcar no sangue podem danificar os nervos. Isso pode levar à perda de sensibilidade, geralmente a partir dos dedos dos pés ou dor e queimação dos pés. Cerca de 60-70% das pessoas com diabetes têm algum tipo de dano dos nervos.

Danos nos nervos relacionados com o diabetes também pode causar dor nas pernas, braços e mãos, e pode causar problemas com a digestão, e até mesmo causar impotência sexual.

Diabetes e seus dentes

Pessoas com diabetes têm alto risco para a doença da gengiva. Manter seu diabetes sob controle, visitar seu dentista regularmente, e cuidar bem dos seus dentes diariamente pode prevenir doenças da gengiva e perda de dentes.

A causa de complicações do diabetes

Complicações do diabetes são causados ​​por danos aos vasos sanguíneos, nervos, ou ambos.

Os sintomas das complicações do diabetes

Os sintomas variam de acordo com a complicação apresentadas. Você pode ter:

Caso tenha uma doença cardíaca ou aterosclerose , você pode ter ausência de sintomas , a menos que você tenha um ataque cardíaco ou AVC. Doença dos grandes vasos sanguíneos nas pernas pode causar problemas com a circulação sanguínea, levando a câimbras nas pernas, alterações na cor da pele e diminuição da sensibilidade.

Problemas de visão , perda de visão ou dor em seus olhos são sintomas de uma doença ocular diabética.

Existe ausência de sintomas, se você tem doença renal precoce relacionada com o diabetes. Inchaço das pernas e pés ocorrem em estágios mais avançados de uma insuficiência renal.

Se os seus nervos foram afetados pelo diabetes, você vai sentir formigamento, dormência, queimação ou dor nos pés, mãos ou outras partes do seu corpo, está é a neuropatia diabética periférica. Se os nervos que controlam os órgãos internos estão danificados (neuropatia autonômica), você pode ter problemas sexuais, problemas digestivos (uma doença chamada gastroparesia); dificuldade de detecção quando a bexiga está cheia, tontura , desmaio ou dificuldade em identificar uma crise de hipoglicemia.

Conhecendo seu Tratamento

Tudo isso que você acabou de ler pode ser evitado, controlando os níveis de glicose no sangue, deixando-o os mais próximo dos níveis normais (em jejum <99 mg/dL de sangue, até 2 horas após uma refeição < 140 mg/dL de sangue).

Conhecimento é a chave do sucesso do controle do diabetes. Conhecer seu organismo e seu tratamento é o que vai permitir que você tenha uma vida saudável.

Quer aprender sobre seu tratamento com clareza e objetividade, e assim melhorar o seu controle do diabetes?

Conheça o Vídeo-Book de Monica Lenzi “Desvendando os Segredos do Diabetes”

Pela primeira vez, reuni em um único programa todo o meu conhecimento e metodologia, de maneira sistematizada e com a linguagem clara e objetiva que deu popularidade a meu trabalho. Ao organizar o conteúdo de meus artigos e vídeos em uma sequência lógica, somar a eles minha metodologia de atendimento e fornecer as pessoas minhas ferramentas até então exclusivas de trabalhos particulares, organizei um plano de transformação pessoal aplicável à realidade de qualquer pessoa, de qualquer classe social, de qualquer nível de renda, com a certeza de que ajudarei pessoas comuns a entenderem e colocarem em prática em suas vidas ou nas vidas de seus entes queridos a mesma (inteligência de controle dos níveis de glicose). Educação em diabetes que eu desenvolvi para assegurar tranquilidade e liberdade de escolha para todas as pessoas que têm diabetes e seus cuidadores. Para conhecer o Livro Digital “Desvendando os Segredos do Diabetes”, entre na
página:  https://paginas.monicalenzi.com.br/dsd-pv/

 

 

 

Mônica Lenzi

Sou Mônica Lenzi, farmacêutica (CRF-MG 8408) formada pela UFMG em 1988, e desde 2006 me dedico ao atendimento das pessoas com diabetes. Trabalho que se iniciou através da Farmácia Doce Vida | Especializada em Diabetes, da qual fui a fundadora. Durante estes anos de Doce Vida, me aprofundei em como melhorar a Qualidade de Vida das pessoas com Diabetes, através de estudos, cursos, participação em feiras e congressos específicos da área. Sou Educadora em Diabetes, qualificada pela SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes e IDF – International Diabetes Federation. Atuo como palestrante em empresas, eventos, escolas, webinários ao vivo e como colunista da revista Momento Diabetes, levando informação sobre diabetes à todas as pessoas que têm necessidades de conhecimento sobre o tema. Destaco, aqui, minha grande presença no mundo digital, pois possuo mais de 2,8 milhões de views no Youtube e, mensalmente, mais de 700 mil pessoas são impactadas por minhas publicações no Facebook, mais de 16 mil pessoas alcançadas no Instagram, 100 mil visualizações das postagens do Blog Diabetes & Você, do qual sou produtora e curadora de conteúdo e 15 mil assinantes de newsletter no e-mail. Quando escolhemos uma profissão na área de saúde, escolhemos cuidar de alguém, por isto EU CAUSO na vida de quem convive com diabetes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.