Atletas CausadoresEstou Causando

Cafu – Atletas Causadores

Fundação Cafu - "Eu Causo"

Loading Likes...

Desde 2004, há quase quinze anos, a Fundação Cafu, sonho idealizado pelo capitão do penta, vem utilizando a cultura e o esporte como ferramentas de desenvolvimento social e humano, atendendo crianças, jovens e adultos moradores do Jardim Irene, bairro onde o ex-jogador nasceu e cresceu, e dos bairros vizinhos, (comunidades socialmente vulneráveis).

A Instituição foi construída com o intuito de gerar oportunidades de desenvolvimento para os moradores da região em combate à desigualdade social. Hoje, presta atendimento a 950 educandos, por meio de atividades que são realizadas no contra turno escolar, com o objetivo de afasta-los das ruas para que não sejam influenciados de forma negativa.

A Fundação Cafu acredita que é possível utilizar oficinas esportivas e culturais como meios de transmitir valores e princípios necessários para formar cidadãos responsáveis, capazes de transformar sua própria realidade e multiplicar esses ensinamentos na sociedade.

História

Marcos Evangelista de Morais, mais conhecido como Cafu, nasceu em 1970, na zona sul de São Paulo. Com uma infância difícil junto de seus pais e cinco irmãos, a família morava em uma casa de um cômodo e tinha uma vida humilde.

Desde pequeno, Cafu mostrava paixão e jeito para jogar futebol e tentou por diversas vezes entrar em um clube grande. Apesar de ter sido reprovado váris vezes, sempre perseverou, e com persistência e dedicação conseguiu ingressar no Itaquaquecetuba Atlético Clube em 1988 e ali foi o inicio de sua carreira.

Tornou-se não apenas um jogador profissional, mas o maior jogador recordista em participações nas Copas do Mundo com a camisa da Seleção Brasileia de Futebol e Campeão em todos os clubes que passou, tendo um dos melhores currículos entre atletas deste segmento.

Ao passar por tantas dificuldades para conquistar o sucesso, por ter sido um garoto pobre e morador de uma comunidade humilde, Cafu sentia a necessidade de “Causar”, ajudando outras pessoas.

Atleta reuniu seu “time” (Diretoria Estatutária), e começou a planejar como seria a instituição, tanto no quesito atendimento da comunidade, quanto à infraestrutura. Um terreno baldio, onde ele jogava bola na infância, foi cedido pela prefeitura de São Paulo em 2001 e então a Fundação Cafu começou a ser construída com recursos próprios do atleta.

Em 2002, ao final do jogo contra a Alemanha, na conquista do pentacampeonato mundial, Cafu declarou seu amor diante de todos, ao escrever em sua camisa “100% Jardim Irene”. Neste momento, o bairro ficou conhecido no mundo todo e consequentemente a instituição, que ainda não havia sido inaugurada, recém nasce.

Fundação Cafu

Ética, transparência, respeito, responsabilidade, cidadania e solidariedade, são as diretrizes, formatadas para a Fundação Cafu, que nasce com o propósito de executar e manter programas que incentivem a inclusão social, formando cidadãos responsáveis, agentes transformadores de sua própria realidade e multiplicadores destes ensinamentos na sociedade.

Todos os esforços são voltados para o desenvolvimento humano com o objetivo em tornar-se um espaço de referência em transformação social, através de projetos culturais, esportivos e de capacitação profissional.

Ações

Diversos eventos são realizados durante o ano, tanto para arrecadar fundos, como para apresentar o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelas crianças e adultos participantes da instituição.

Páscoa
Ovos de chocolate são entregues a todos os educandos, e as crianças da brinquedoteca participam de uma caça aos ovos. A equipe toda, educandos e educadores apresentam o espetáculo a “Paixão de Cristo”, aberto ao púbico e a cada ano, a apresentação é realizada em um formato diferente.

Festa Junina
Esse evento é uma ferramenta muito importante para angariar contribuições, recursos necessários para a manutenção do trabalho da Fundação.

Dia da Criança
A Festa do dia das Crianças é voltada para os educandos de 04 a 12 anos de idade, num evento fechado, com atrações diferentes a cada ano.

Balada Jovem
Realizada anualmente em outubro, a Balada Jovem, “diversão sem estar sob os efeitos de bebida alcóolicas”, foi criada para os educandos de 13 a 18 anos, com o intuito de transmitir lições valiosas com relação ao consumo consciente de álcool.

Especial de Natal
Ao final de cada ano é realizada uma Festa Natalina de encerramento aberta ao público

Mostra Cultural
Trimestralmente os educandos de todas as oficinas são convidados a participarem da Mostra Cultural, evento realizado dentro da Instituição,   aberto ao público, onde familiares e amigos são convidados para prestigiar o os trabalhos que foram desenvolvidos nas oficinas.

Jantar Solidário
O Jantar Beneficente da Fundação é um evento que acontece anualmente, já em sua 4º edição, é mais uma ferramenta importante, para arrecadação de recursos financeiros que contribuem para o desenvolvimento do trabalho da Instituição. Trata-se de uma noite que reúne parceiros, funcionários, educandos, celebridades e convidados especiais, todos apoiadores no intuito de fazer o bem.

FUMCAD– Janelas para o Futuro

O projeto tem por objetivo contribuir com a formação integral de adolescentes e jovens no desenvolvimento de competências gerais e profissionais que contribuam à inclusão social e melhor inserção no mercado de trabalho. O curso tem duração de seis meses, aproximadamente 400 horas de atividades, sendo 4 horas diárias no contra turno escolar e um estágio presencial de formação em ajudante de cozinha sustentável e garçom (o tempo de estágio ainda não está definido).

O site disponibiliza diversas formas de contribuição, através de leis de incentivo para pessoas jurídicas, cupons fiscais, pontos de coletas, voluntariado e doações de materiais, alimentos e objetos utilizados pelo instituto.

Vídeo:
http://fundacaocafu.org.br/site/realsolidario

Saiba mais através das redes sociais e do link: http://fundacaocafu.org.br/site/realsolidario

Contato:

Endereço: Rua Alves de Souza, 65 – Jardim Amália – São Paulo, SP.
CEP: 05890-010
Telefones: (11) 5824-0422 / (11) 5824-4447 / (11) 5821-6786
E-mail: contato@fundacaocafu.org.br

Foto: http://capipenta.com.br/historia//

 

 

 

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.