ColunistaDiabetes

Glicemia Capilar e Cabelo

Glicemia Capilar e Cabelo: Qual a relação?

Loading Likes...

“Qual shampoo devo usar para normalizar minha glicemia capilar?”

“Os resultados dos meus testes de glicose vão contribuir para melhorar o meu cabelo?”

Não quero te decepcionar, mas o capilar da glicemia é diferente do capilar do seu cabelo!

Quer entender mais sobre capilares e diabetes? Continue lendo este texto, pois é aqui que vou te explicar tudo sobre o assunto.

Glicemia Capilar

Imagino que se você tem diabetes, seu médico ou algum profissional de saúde,já solicitou que fizesse a glicemia capilar.

Agora, a pergunta que não quer calar: você sabe o que é GLICEMIA CAPILAR? Sabe porque seu médico (que trata do seu diabetes) fala tanto nisso?

Então, quem tem diabetes, além de adotar hábitos de vida saudável (alimentação balanceada e atividade física regular e tomar a medicação prescrita pelo médico (quando necessária), tem que também acompanhar a evolução e eficácia do tratamento, através das medições diárias de glicose no sangue, a chamada glicemia capilar.

A glicemia capilar tem vários outros nomes por aí, tais como: teste de ponta de dedo e destro.

Para realizar o teste de glicemia capilar é necessário um medidor de glicose daqueles que fazemos um pequeno furo no dedo e usamos o sangue em uma pequena tira.

Cabelo não tem nada a ver com glicemia capilar
A palavra capilar se refere aos pequenos vasos sanguíneos que realizam as trocas de gases e nutrientes levados pelo sangue às outras células do nosso corpo.

Temos 3 tipos de vasos sanguíneos: as artérias, veias e os capilares.

  1. A função das artérias é transportar o oxigênio e os nutrientes através do nosso corpo.
  2. As veias transportam o gás carbônico e todas as substâncias que devem ser eliminadas pelo nosso corpo.
  3. Os capilares, como dito antes, são responsáveis pelas trocas de substâncias no nosso organismo.

Conseguiu identificar a diferença?

Capilares do cabelo

Capilar no dicionário pode ser usado como adjetivo e substantivo.

Substantivo: é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina. Ex.: casa, avião, grito, música, felicidade, amor etc.

Adjetivo: que serve para modificar um substantivo, acrescentando uma qualidade, uma extensão ou uma quantidade àquilo que ele nomeia (diz-se de palavra, locução, oração, pronome).

Capilares é a palavra utilizada para nomear os pequenos vasos sanguíneos, que fazem as trocas entre o sangue, os gases e substâncias nutricionais para os tecidos do nosso corpo.

Preste atenção ao dicionário e perceba que capilar é um adjetivo direcionado para a palavra cabelo, pois está relacionado com a sua espessura, que se assemelha muito com o calibre de nossos pequenos vasos sanguíneos.

Dica Extra

Entender a glicemia capilar por completa é fundamental para que as pessoas com diabetes consigam manter o controle glicêmico, e dessa forma conquistar uma vida mais saudável. Agora, se você quer saber mais sobre o tratamento, sugiro a leitura do e-book “Desvendando os Segredos do Diabetes” para você conhecer os detalhes de seu tratamento, entre na página: https://paginas.monicalenzi.com.br/dsd-pv/

O Conhecimento é a ponte para uma vida plena e saudável de quem tem diabetes. 

 

 

Mônica Lenzi

Sou Mônica Lenzi, farmacêutica (CRF-MG 8408) formada pela UFMG em 1988, e desde 2006 me dedico ao atendimento das pessoas com diabetes. Trabalho que se iniciou através da Farmácia Doce Vida | Especializada em Diabetes, da qual fui a fundadora. Durante estes anos de Doce Vida, me aprofundei em como melhorar a Qualidade de Vida das pessoas com Diabetes, através de estudos, cursos, participação em feiras e congressos específicos da área. Sou Educadora em Diabetes, qualificada pela SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes e IDF – International Diabetes Federation. Atuo como palestrante em empresas, eventos, escolas, webinários ao vivo e como colunista da revista Momento Diabetes, levando informação sobre diabetes à todas as pessoas que têm necessidades de conhecimento sobre o tema. Destaco, aqui, minha grande presença no mundo digital, pois possuo mais de 2,8 milhões de views no Youtube e, mensalmente, mais de 700 mil pessoas são impactadas por minhas publicações no Facebook, mais de 16 mil pessoas alcançadas no Instagram, 100 mil visualizações das postagens do Blog Diabetes & Você, do qual sou produtora e curadora de conteúdo e 15 mil assinantes de newsletter no e-mail. Quando escolhemos uma profissão na área de saúde, escolhemos cuidar de alguém, por isto EU CAUSO na vida de quem convive com diabetes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Fechar