Receitas Nutricionais

Apfelstrudel

A clássica Torta de Maçã mais leve

Loading Likes...

Apfelstrudel

 Ingredientes:

Massa
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de vinagre
1 ovo pequeno
½ xícara (chá) de água
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio
6 maçãs
Suco de ½ limão
½ xícara (chá) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão
1 colher (sopa) de amido de milho
50g de uvas-passas pretas sem sementes
3 colheres (sopa) de margarina light amolecida
4 colheres (sopa) de farinha de rosca

Para polvilhar
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
2 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:

Massa
Em um recipiente, misture o óleo, o vinagre, o ovo, a água, o sal e adicione, aos poucos, a farinha de trigo até obter uma massa firme. Sove bem a massa e deixe-a descansar em uma tigela untada com óleo por cerca de 30 minutos.

Recheio
Descasque as maçãs e corte-as em cubos. Misture com o suco de limão, o adoçante, o amido de milho e as uvas-passas.

Montagem

Abra a massa com um rolo e deixe-a bem fina. Pincele com a margarina amolecida misturada com a farinha de rosca. Espalhe a mistura de maçãs por cima e enrole como rocambole. Coloque em uma assadeira antiaderente média e leve ao forno médio pré-aquecido a 150ºC por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Retire e polvilhe o apfelstrudel com o leite em pó, o adoçante e a canela. Sirva em fatias.

Rendimento: 16 unidades (60g cada)
Tempo de preparo: 1h20
Grau de dificuldade: difícil

Informações nutricionais por porção (1 unidade):
Calorias: 140kcal
Carboidratos: 26g
Proteínas: 3g
Gorduras: 3g

Agradecimentos / Nutricionistas:

Danilo Miyaoka – professor de Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro 

Kátia Iared – especialista em nutrição hospitalar em cardiologia e nutricionista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor-HC/FMUSP).

 

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Fechar