Saúde

07 de abril — Dia Mundial da Saúde

O tema estabelecido pela OMS neste DIA MUNDIAL DA SAÚDE em 2019 é “COBERTURA UNIVERSAL DE SAÚDE”

Loading Likes...

07 de abril — Dia Mundial da Saúde

SAÚDE PARA TODOS EM TODOS OS LUGARES

A data é celebrada desde 1950 e coincide com o aniversário da fundação da OMS, que aconteceu em 1948. A cada ano, a OMS aproveita a data para disseminar fatos, curiosidades e, principalmente, a conscientização da população sobre temas relacionados à saúde. Conforme definição da ONU, “do mais completo bem estar físico, mental, emocional e não apenas a ausência de doenças”.

Na nossa Carta Magna, diz textualmente “ Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Só para se ter ideia, nos últimos dez anos foram fechados ou desativados mais de 41 mil leitos hospitalares do SUS. Em vários municípios faltam medicamentos, equipamentos importantes para diagnósticos, além de muitos estarem danificados, bem como não tem sequer um médico ou uma ambulância para socorrer doentes mais graves.

 OMS define prioridades para 2019

A ONU quer garantir que 1 bilhão de indivíduos estejam protegidos de emergências de saúde. Confira as dez prioridades estabelecidas para este ano:

  • 1) Poluição do ar e mudanças climáticas
    Considerado como o maior risco ambiental para a saúde;
  • 2) Doenças crônicas não transmissíveis
    Como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer;
  • 3) Pandemia de gripe
    153 instituições em 114 países estão envolvidos na vigilância e resposta global;
  • 4) Cenários de fragilidade e vulnerabilidade
    22% da população mundial vivem em locais em crises prolongadas e serviços de saúde frágeis;
  • 5) Resistência antimicrobiana
    O desenvolvimento de antibióticos, antivirais e antimaláricos, plano de ação global de combate e conscientização do uso adequado;
  • 6) Ebola
    Ano de ações de preparação para situações de emergência;
  • 7) Atenção primária de saúde
    Revitalizar e prevalecer;
  • 8) Relutância em vacinas
    Cobertura global de vacinação com maior alcance;
  • 9) Dengue
    40% de todo o mundo está em risco de contrair o vírus. OMS visa reduzir as mortes em 50% até 2020;
  • 10) HIV
    22 milhões de pessoas no mundo tiveram acesso a métodos de prevenção e profilaxia. OMS trabalhará com os países para apoiar a introdução do autoteste.

Também em 2019, a OMS trabalhará com os governos para atingir a meta global de redução em 15% da inatividade física até 2030.

Enfim, neste DIA MUNDIAL DA SAÚDE em 2019, precisamos não apenas refletir sobre a precariedade da saúde pública no Brasil, mas dar um grito de alerta, demonstrando a nossa indignação,  com o estado em que se encontra a saúde de maneira geral.

Saúde para todos!

Fontes:
G1
OMS
ONU

 

 

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Fechar