Receitas Nutricionais

Fibras, Proteínas e Vitaminas

Receita Nhoque de Mandioquinha, para dar água na boca.

Loading Likes...

Nhoque do Mediterrâneo

Ingredientes

Massa:

500g de mandioquinha (cerca de 3 unidades médias)

1 colher (sopa) de margarina light (15g)

1 ovo (60g)

Cerca de 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120g)

Sal a gosto

Molho:

2 colheres (chá) de azeite

1 berinjela média em cubinhos (200g)

1 abobrinha média em cubinhos (120g)

4 dentes de alho picados (8g)

1 cebola picada (120g)

1 pimentão vermelho pequeno picado (120g)

2 tomates sem pele e sem sementes picados (200g)

25g de uvas-passas sem semente

50g de azeitonas pretas sem caroço

4 colheres (sopa) de vinho tinto (48ml)

Sal a gosto

Orégano fresco a gosto

Modo de preparo:

Descasque a mandioquinha e cozinhe até amaciar. Em seguida, passe-a pelo espremedor. Misture a mandioquinha, a margarina, o ovo, o sal e vá adicionando a farinha de trigo até ficar firme. Com as mãos untadas com azeite, faça bolinhas de tamanho médio. Coloque água para ferver em uma panela com capacidade para cinco litros. Jogue as bolinhas aos poucos na água fervente e espere até que subam à superfície. Vá retirando-as assim que elas subirem à superfície e coloque-as em um refratário redondo médio.

Para o molho, coloque o azeite em uma panela e refogue a berinjela, a abobrinha, o alho, a cebola, o pimentão e o tomate. Deixe cozinhar por 15 minutos.

Adicione o restante dos ingredientes, deixe mais cinco minutos no fogo e retire. Coloque sobre os nhoques e enfeite com o orégano fresco.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 1 hora

Grau de dificuldade: fácil

Informações nutricionais por porção:

Calorias: 350kcal por porção

Gorduras: 5g por porção

Agradecimentos / Nutricionistas:

Cinthya Maggi – Nutricionista

Marcelo Néri – Professor da Faculdade de Gastronomia do Senac São Paulo.

Ana Sodré

Sentir-se bem em fazer o bem… Sou antes de tudo um ser humano que ama a vida e estou sempre em busca de um mundo melhor. Atuei nos últimos 30 anos como empresária e editora, destacando três grandes publicações, a Revista Médico Repórter e o Jornal Hipócrates, atingindo a classe médica. E, por 2 anos a Revista Aimè, voltada para o público gay masculino, com venda em banca no âmbito nacional, sendo também distribuída na Argentina e em Portugal. A repercussão foi muito positiva, do qual recebi um prêmio Mulher Excelência 2009 - CIESP. Ao receber o convite para ser parte do Instituto - “Eu Causo”, foi como um raio de sol iluminando o meu horizonte… Envolvida na saúde, ao longo destes anos me deparei com diversas situações, oras boas, outras nem tanto, porém algo sempre me chamou a atenção, a fragilidade do Ser Humano. Pude perceber de perto, o quanto estamos vulneráveis mediante uma doença, quer seja em causa própria, ou de alguém da família, um amigo... Com base nessa premissa, agarro este projeto com o mesmo propósito: contribuir, através da informação, para um melhor estar! Estarei comprometida a identificar os avanços da medicina em prol da saúde, em responder as demandas da população; e vendo como as pessoas se conectam mais, me engajarei para que cada um de vocês utilize este portal, na certeza que irão encontrar um espaço acolhedor e aglutinador, para que juntos, possamos alcançar um estado de felicidade. Eu escolhi cuidar! … Eu causo!… E você?

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar