Diabetes

Diabetes: conheça os 10 sintomas iniciais

Aqui estão listados 10 sintomas que podem ser sinal de diabetes. Fique atento se apresentar algum deles e procure um médico se forem contínuos ou combinados. Estes são sintomas típicos da diabetes tipo 2, que pode aparecer em qualquer idade. O diagnóstico rápido da doença permite que o paciente receba tratamento adequado e diminui a possibilidade do aparecimento de complicações mais graves.

Loading Likes...
1. Fadiga

Exaustão, cansaço e fadiga: estes normalmente são os primeiros e mais comuns sinais da diabetes. Se a insulina não funciona como deveria, ou se não está presente em quantidade adequada, a glicose não irá chegar nas células do corpo, que não receberão o alimento e a energia suficiente para o seu funcionamento. Sendo assim, a sensação de cansaço aparecerá com facilidade.

2. Sede excessiva

A sensação frequente de sede está ligada aos sintomas anteriores e é um dos possíveis sintomas da doença. Essa reação é uma forma de o corpo manifestar a falta de energia e os níveis elevados de glicose no sangue.

3. Perda de peso repentina

A perda de peso repentina acontece, especialmente, em pacientes que sofrem da diabetes tipo 1. A incapacidade de o organismo absorver os açúcares e a vontade contínua de urinar podem levar à perda de peso significativa muito rapidamente.

4. Formigamento

Entre os sintomas da diabetes fáceis de perceber estão a sensação de formigamento nas mãos ou nos pés. Dormência e formigamento são sensações que podem indicar um nível de danos aos nervos ou vasos sanguíneo, o que acontece também por causa das diabetes.

5. Confusão

A confusão mental e a falta de concentração são sinais que não devem ser ignorados. Estas são condições emocionais que podem ser desencadeadas por causa da doença, assim como as físicas.

6. Fome excessiva

A diabetes impede o organismo de converter o açúcar em energia e, por isso, ele busca frequentemente alimentos para aumentar seu nível de energia. Isso leva a pessoa a ter fome continuamente, sem motivos. Fique atento e não confunda com vontade de comer coisinhas gostosas.

7. Disfunção erétil

A disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência, é um dos sintomas comuns entre as pessoas que sofrem de diabetes.

8. Irritabilidade

Pacientes com diabetes tipo 2 podem sofrer de irritabilidade. Podem ocorrer alterações de humor e alterações comportamentais. Se a irritabilidade aparecer de repente e você tende a reagir mal, mesmo sem ter recebido uma provocação, você deve considerá-la como um sinal de diabetes.

9. Machucados e Infecções

A diabetes causa no nosso organismo uma enorme dificuldade em curar infecções e machucados. Isso acontece devido à grande quantidade de açúcar que circula no seu corpo. Assim, este não consegue reagir rapidamente aos distúrbios, como recuperação de infecções na bexiga e machucados nos pés.

10. Visão turva ou desfocada

Os olhos costumam ser afetados pela diabetes de forma considerável, sendo que alguns diabéticos até desenvolvem problemas de visão. Os problemas oculares são causados, principalmente, por causa dos altos níveis de glicose no sangue. Devido a isso, o nervo óptico também pode ficar danificado.

Tags

Aline Peach

Meu nome é Aline Peach, convivo há quase 40 anos com o Diabetes Tipo 1 e há cerca de dez anos mudei completamente minha vida profissional por conta de uma complicação séria do Diabetes: a retinopatia quase me fez perder a visão de um olho. Desde então , dedico todo meu tempo para pessoas que vivem com o mesmo desafio que a vida me deu! Hoje trabalho em uma plataforma que está sendo desenhada para diabéticos, a MyBeth, sou embaixadora da americana Lyfebulb, e fundadora do site Clube do Diabetes, que criei como um blog diário e que abriu as portas de um mundo de infinitas possibilidades para minha vida!!! Publicitária de formação e especialista em marketing pela ESPM, tenho 20 anos de mercado de comunicação, sendo 10 deles na Industria Farmacêutica em empresas como Novartis e Cristália. Já fui sócia de uma agência digital, trabalhei com moda e até informática, na IBM. Mas minha grande paixão é realmente, a saúde! E agora tenho o imenso prazer de fazer parte da equipe Eu Causo, fazendo aqui uma curadoria de conteúdo para pacientes crônicos que esperamos que CAUSE muito impacto na vida de pessoas como você, como eu, e como tantos outros que convivem com uma condição crônica no dia a dia. Seja bem vindo!

Artigos relacionados

2 pensamentos “Diabetes: conheça os 10 sintomas iniciais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.